P - O que é DTM?
​
R - As Desordens ou Disfuções da Articulação Temporo- Mandibular (DTM) são conseqüência do desequilíbrio no sistema estomatognático. Este sistema é composto pela articulação temporo-madibular, complexo músculo-esquelético da face e pescoço e arcada dentária.
P - Quais as principais causas de DTM?
​
R - A etiologia da DTM é multifatorial, dentre os mais importantes fatores destacamos o aumento do tônus muscular provocado por hábitos parafuncionais, má oclusão, microtraumas articulares, traumas de face e estresse emocional. A sintomatologia dolorosa ou inflamatória pode ser observada no paciente com o aparecimento de dores musculares, ruídos articulares, alteração da amplitude de movimento da articulação e alteração postural.
P - O estresse emocional influencia na DTM?
​
R - Alguns autores citam que os músculos do pescoço e face são mais sensíveis ao estresse emocional e fatores psicológicos.
P - Como é feito o tratamento para DTM?
​
R - O sucesso no tratamento está baseado numa abordagem multidisciplinar, no qual a integração das intervenções médicas, odontológicas e fisioterápicas visam reestabeler o equilíbrio biomecânico do sistema estomatognático.
O tratamento fisioterápico tem o objetivo de aliviar a dor, melhorar a amplitude de movimento, fortalecer o complexo músculo-esquelético, reduzir a sobrecarga aticular através da correção postural. Os recursos terapêuticos incluem o laser terapêutico, cinesioterapia, mobilização articular e trabalho de conscientização postural.